Extensão territorial

 

Tipos de Vegetação do Bioma Cerrado


 

  Buscar
   Busca Avançada




INTRODUÇÃO


 

O território brasileiro tem grande diversidade de clima, de paisagem, de solo, de vegetação e de fauna. Este fato se deve, em grande parte, às proporções continentais que o país possui. O espaço geográfico brasileiro se estende por mais de 8,5 milhões de Km2, situados em latitudes que vão desde aproximadamente 5º N até quase 34º S. Esta grande extensão territorial é composta por um verdadeiro quebra-cabeça de grandes conjuntos de vegetação aos quais denominamos Domínio.

Um Domínio é um conjunto particular de condições de clima, de geografia, e de vegetação, dentre outros fatores que diferem das condições predominantes nas demais áreas. Além das condições predominantes, outras feições de paisagens ou condições ecológicas podem ocorrer em um mesmo Domínio. Desta maneira, apesar do Bioma Cerrado ser o tipo de vegetação mais freqüente no Domínio do Cerrado, não é o único Bioma que compõe este Domínio. Os ambientes de florestas, como as Matas Ciliares – que ocorrem às margens de cursos de água – e as Matas Secas – que ocorrem, geralmente, em solos com afloramentos de rocha –, são exemplos de ambientes que pertencem a outros tipos de Bioma – no caso do tipo florestal – que não o Bioma Cerrado.

Podemos definir um Bioma como um conjunto de vida, vegetal e animal, especificado pelo agrupamento de tipos de vegetação e identificável em escala regional, com condições geográficas e de clima similares e uma história compartilhada de mudanças cujo resultado é uma diversidade biológica própria. A localização geográfica de cada bioma é condicionada predominantemente pelos seguintes fatores: clima, temperatura, precipitação de chuvas e pela umidade relativa, e em menor escala pelo tipo de componentes do solo.





PRINCIPAIS BIOMAS DO BRASIL


 



kelvin,enzo,gabriela...
Mapa demostrativo dos biomas brasileiros.

Um comentário: